Projeto Ipitanga de Lauro de Freitas discutido na Sedur

Planejamento Urbano
07/07/2017

As intervenções integradas para o manejo de águas pluviais nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador foram discutidas, nesta quinta-feira (7), durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Durante o encontro, foi apresentado o detalhamento do projeto básico, referente à solução proposta para o controle do fluxo das águas pluviais no rio Ipitanga e afluentes e rio Joanes.

Conforme apresentação, a obra de macrodrenagem conta com seis reservatórios de retenção, que irão atuar na retenção do volume no período das cheias, evitando as inundações em Lauro de Freitas.

O diretor de Habitação da Conder, Deusdete Fagundes, apresentou outras intervenções fruto da execução da obra, a exemplo da urbanização de todos os seis reservatórios de retenção, com a construção de ciclovia, parque linear no trecho que compreende a barragem de Ipitanga, além da requalificação de vários canais.

“Essa é uma obra complexa, mas vai resolver um problema de inundação que todo ano chega a Lauro de Freitas. Essa obra está orçada em aproximadamente R$ 180 milhões do Governo do Estado com o Governo Federal, com início previsto para o terceiro trimestre deste ano”, disse Deusdete Fagundes.

PAUTA

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, solicitou aos representantes da Conder que as intervenções do projeto Ipitanga sejam discutidas com a população local.

“É importante à participação da população de Lauro de Freitas nas discussões em torno de um projeto tão grandioso como esse”, sugeriu a prefeita Moema Gramacho.

O secretário Fernando Torres ressaltou a importância do projeto. “Com essas intervenções integradas iremos por um fim a um antigo problema que tanto preocupa a população de Lauro de Freitas”, disse o secretário.

Outros temas relacionados ao município de Lauro de Freitas também foram discutidos na reunião. Entre eles: a construção de passarelas, metrô, além de intervenções no rio Sapata.

Fotos: Marco Leão

Fonte: Sedur