Sobre a RMS

 

A Região Metropolitana de Salvador - RMS foi instituída em junho de 1973, através da Lei Complementar nº 14, juntamente com as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belém e Fortaleza. A Constituição Federal de 1988, no artigo 25, delega aos Estados mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

                                                                            Evolução Territorial da RMS

Evolução

A RMS possui uma extensão de 4.353,89 km² e os treze municípios que a compõe concentram 25,5% da população do Estado da Bahia, somando 3.573.973 habitantes, dos quais 2.675.656 dos habitantes encontram-se no município de Salvador, configurando uma densidade demográfica de 820,87 habitantes por quilômetro quadrado (IBGE, 2010). Possui o maior PIB da Bahia, respondendo por 48,75% do PIB estadual, e dentro da RMS o município de Salvador corresponde a 59,71% do PIB do território metropolitano (SEI/IBGE, 2012).

                                                                 Região Metropolitana de Salvador

RMS

A Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador - CONDER, foi o órgão responsável pelo planejamento metropolitano e elaborou, em 1982, o Plano Metropolitano de Desenvolvimento, ressaltando que neste contexto a RMS era formada somente pelos municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas, Simões Filho, São Francisco do Conde, Vera Cruz e Itaparica.

A RMS contém, nos seus limites, 07 (sete) Áreas de Proteção Ambiental – APA’s definidas legalmente no seu território, além da APA da Plataforma Continental, cujos limites incidem sobre o Oceano Atlântico na porção do litoral norte. Salvador, e grande parte da sua região metropolitana, se caracterizam pela presença das águas do Oceano Atlântico e da Baía de Todos os Santos, que banham seu território bem como pelas águas doces dos seus mananciais superficiais e subterrâneos, muitos deles fundamentais para o abastecimento de água potável da região.

Prefeituras:

Salvador

Camaçari

Candeias

Dias D'Ávila

Itaparica

Lauro de Freitas

Madre de Deus

Mata de São João

Pojuca

São Francisco do Conde

São Sebastião do Passé

Simões Filho

Vera Cruz