Inema realiza mobilização de Cadastro de Usuário de Água na Zona Rural de Camaçari

Gestão Territorial
Data da Notícia
28/06/2017

A Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou hoje (28), uma reunião de mobilização do Cadastro de Usuário de Água, na comunidade de Cancelas, no município de Camaçari. O cadastramento auxilia o Estado conhecer os diversos usos dos recursos hídricos e possibilita a melhoria das práticas de captação, consumo e dos níveis de qualidade dos efluentes lançados nos mananciais. Além das construções de barragens, construções de pontes, bueiros e travessias.

Na reunião, a coordenadora de Gestão do Cadastro (COGEC) do Inema, Rita Góes, explicou para comunidade sobre o Cadastramento de Usuário de Água e os benefícios que ele pode trazer para população. De acordo com Rita, "é preciso mobilizar essas pessoas para que elas possam abrir suas portas e receber todas informações necessários para preenchimento do formulário".

Ainda de acordo com a coordenadora da GOGEC do Inema, o cadastro de Recursos Hídricos está estabelecido tanto na lei federal como na lei estadual. "Ele é obrigatório e não tem custo. O Estado precisa ter uma ideia real de quantos usuários tem em determinada bacia e em determinado rio para fazer a gestão e evitar problemas de indisponibilidade de água em algumas áreas", finalizou.

Na oportunidade, também foi feito o cadastro de duas famílias da comunidade de Cancelas, em Camaçari. O agricultor familiar, Ed Gomes da Silva, que utiliza água para plantar e produzir seus alimentos e para o consumo humano, enxerga o Cadastro de Usuário de Água como uma proteção. "Eu vejo esse cadastro como uma garantia da água. Pra mim, foi importante me cadastrar porque eu preciso dessa água 100%. É minha sobrevivência e meu sustento. Se eu ficar sem essa água não tenho como sobreviver". 

A reunião de mobilização também está acontecendo na Região de Planejamento de Gestão de Água (RPGA) do Rio Paraguaçu, no município de Utinga. As próximas reuniões da RPGA Recôncavo Norte e Inhambupe, acontecem nas comunidades de Baratas, Lagoa Seca, Santo Antônio e Fazenda Cajazeiras, no município de Camaçari.