Entidade Metropolitana realiza primeira reunião das Câmaras Temáticas

18/05/2016

A primeira reunião das Câmaras Temáticas (CT) da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS) ocorreu nesta quarta-feira (18), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Na ocasião, o comitê foi divido em quatro Câmaras Temáticas: Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Habitação e Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano. A proposta é identificar e trabalhar as funções públicas de interesse comum entre os municípios, a partir dos respectivos temas, para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RMS.

A definição da coordenação por CT, a programação de trabalho e o cronograma foram outros pontos abordados nesta quarta-feira. As reuniões das Câmaras serão mensais – com mais seis reuniões até o final do ano -, e o próximo encontro está previsto para o dia 15 de junho. O encontro contou com a presença de representantes do Estado e dos municípios de Candeias, Camaçari, Mata de São João e São Francisco do Conde.

Representante da Sedur no Comitê Técnico da Entidade, a superintendente de Gestão Territorial da Secretaria, Lívia Gabrielli, destacou a importância da Entidade Metropolitana: “Estávamos há 34 anos sem um plano de desenvolvimento para a Região Metropolitana. A Entidade é uma proposta nova, um lugar de discussão, elaboração e acordo em nível regional. É um exercício para promover a consciência metropolitana e o que é comum aos municípios”.

A superintendente também frisou os resultados das discussões para o futuro da RMS: “As diretrizes aqui definidas para essas quatros áreas vão servir de orientação futura para o Estado, os Municípios e a própria população”, pontuou.