Entidade Metropolitana: Municípios apresentam dados georreferenciados

Sistema de Informação
Data da Notícia
19/10/2016

Representante dos municípios integrantes da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador se reuniram no auditório da Sedur, nesta quarta-feira, e deram prosseguimento às discussões sobre dados georreferenciados dos municípios.

Os municípios de Dias D’Ávilla, Camaçari e Pojuca apresentaram a situação das suas respectivas cidades em relação às suas bases de dados .Também presentes, os representantes de Candeias e São Sebastião do Passé também fizeram indicações sobre a situação de seus municípios. Os integrantes das câmaras técnicas da entidade, representando seus municípios, falaram sobre os acervos de bases cartográficas, equipes, e uso das devidas ferramentas tecnológicas. 

Para o coordenador executivo do INFORMS/Conder, Fernando Cabussú, a iniciativa é fundamental para se conhecer as informações dos municípios e a partir daí traçar um panorama para o compartilhamento de informações, assim como o acesso à tecnologias para que as cidades tenham como produzir novos dados. 

"Essas apresentações reforçam a necessidade de uma plataforma conjunta para o compartilhamento de informações. São dados que serão fundamentais na produção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)”, destacou Cabussú.


Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

O PDUI está em fase preparatória de licitação e com orçamento assegurado. O documento já foi encaminhado à Secretaria de Administração do Estado, Secretaria da Fazenda e PGE – que participou da elaboração do Termo de Referência – para validação. A estimativa é de que o processo licitatório seja aberto em novembro.  


EMRMS
A Entidade Metropolitana funciona como uma autarquia intergovernamental de regime especial, com caráter deliberativo e normativo, e reúne representantes do Governo do Estado e de 12 municípios da RMS. A exceção fica por conta de Salvador, que se recusa a participar do pleno e ingressou com ação na Justiça contra a existência da Entidade.

 

Fonte: ASCOM/SEDUR