Entidade Metropolitana discute Programa de Mobilidade Urbana

Mobilidade
Data da Notícia
27/07/2016

Pensar os impactos que as atuais obras e projetos de mobilidade em Salvador e Região Metropolitana terão nas vidas suas cidades. Esse foi o desafio recebido pelos representantes dos municípios que formam a Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador, na reunião do Comitê Técnico da autarquia, nesta terça-feira (28), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O tema do debate foi o Programa de Mobilidade Urbana para a RMS e suas contribuições na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região.

A superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes apresentou os projetos que integram o Plano Estadual de Mobilidade e que têm relação com os municípios que integram a Região Metropolitana. Eles vão compor o Programa de Mobilidade Urbana.

“É preciso pensar a mobilidade da Região como um todo. Desde o transporte rodoviário ao de cargas, passando pelo coletivo por ônibus, hidro e metro-ferroviário, até o transporte não motorizado, como uso de bicicletas e de pedestres. E todos estes aliados a um sistema integrado, destacando o importância de um esquema de rede entre diversos modais”, destaca Grace.

A apresentação já havia sido feita na última reunião da Câmara Técnica da Entidade, que definiu como próximo passado analisar e apresentar o que as intervenções apresentadas mudam ou trazem de impacto para os municípios.

O encontro coordenado pelo secretário Executivo da Entidade, e titular de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, contou com a participação de técnicos da Sedur, da Secretaria de Planejamento (Seplan), da Procuradoria Geral do Estado, além de representantes das cidades de Camaçari, Mata de São João, Simões Filho, Itaparica  e Vera Cruz. Na próxima reunião do Comitê Técnico, os membros serão apresentados à proposta preliminar do Sistema de Informação do Estado, que está em fase de desenvolvimento pela Conder.

PDUI: De acordo com a superintendente de Gestão Territorial da Sedur, Lívia Gabrielli, o PDUI teve recursos garantidos e encontra-se em processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo projeto de estudo do plano.

Visita: No próximo dia 24 de agosto, a Câmara Técnica da Entidade volta a se reunir, e tem agendada uma visita ao metrô de Salvador. Além de utilizar o modal, o corpo técnico da entidade vai conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), no Complexo de Pirajá.

 

Fonte: ASCOM/SEDUR