Entidade Metropolitana discute mobilidade da região e define agenda de trabalho para 2018

04/12/2017

O Comitê Técnico da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS) se reuniu na última quinta-feira (30), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), para definir as datas e temas dos encontros da autarquia no ano de 2018.

No seu discurso da abertura, a titular da Sedur, Jusmari Oliveira, que é também secretária geral interina da EMRMS, pediu foco aos membros da Entidade para que o trabalho avance de forma conjunta no ano que se aproxima.

“É preciso olhar a nova realidade da Região Metropolitana a partir dos investimentos e os projetos do governo do Estado que transformam totalmente essa região.Por isso, os municípios participantes da Entidade não podem se prender às divisas territoriais, e sim trabalhar em uma proposta de desenvolvimento integrado e simultâneo”, destaca a secretária.

Mobilidade

A mobilidade foi tema principal da reunião que contou com a participação de representantes dos municípios de Lauro de Freitas, Mata de São João, Vera Cruz, Itaparica, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e São Francisco do Conde. “Essa é uma oportunidade de ouvir as dificuldades, as necessidades e as sugestões que os municípios nos trazem quanto à mobilidade. Esse é um ponto crucial do desenvolvimento da região metropolitana e será feio a partir de um plano integrado”, diz Grace Gomes, superintendente de Mobilidade da Sedur.

Um pedido comum entre os membros do Comitê Técnico foi o melhor acompanhamento da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) na discussão sobre a integração entre os ônibus metropolitanos e o sistema metroviário de Salvador.

A entidade volta a se reunir em março.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia/SEDUR