Entidade Metropolitana - Comitê Gestor aprova termo de referência para o PDUI

Governança Metropolitana
Data da Notícia
25/06/2016

O Comitê Gestor da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador aprovou, nesta quarta-feira, a minuto do termo de referência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana. O comitê se reuniu na sede da Sedur, em Salvador. Seis das 13 cidades que compõem a RMS tiveram representação: Vera Cruz, Candeias, Mata de São João, São Francisco do Conde, Camaçari e Dias D’Ávila. Além dos representantes da Sedur e da Secretária de Planejamento (Seplan). 

Com a presença do secretário geral da Entidade, o titular da Sedur Carlos Martins, a reunião foi coordenada pela outra representação da Sedur no comitê, a superintendente de Gestão Territorial, Livia Gabrielli. No encontro, Gabrielli passou aos demais membros do grupo, a experiência vivida em Brasília, neste mês de maio, de um encontro com representantes de 12 Regiões Metropolitanas do país. A oficina foi promovida pelo Ipea. 

A coordenação do comitê ainda informou os demais membros sobre a implantação da Câmara Técnica da Entidade Metropolitana, que aconteceu no dia 18 de maio, na Sedur, e seus quatro grupos de trabalho: mobilidade, transporte e integração, saneamento básico; habitação; e plano diretor de desenvolvimento metropolitano. Além de informar ao comitê, da criação de um grupo de trabalho sobre a Região Metropolitana no Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA). "A criação desse grupo de trabalho no ConCidades é importante para a Entidade, porque traz as discussões também para o âmbito da sociedade civil, abrangendo as demandas de cada cidade", destacou o secretário Carlos Martins.

O Comitê Gestor volta a se reunir no dia 28 de junho, antes no dia 15, os membros das câmaras técnicas da Entidade Metropolitana se reúnem. Os dois encontros serão realizados na Sedur. 

 

Fonte: ASCOM/SEDUR