Câmaras Temáticas discutem projetos e impactos da mobilidade para a RMS

Mobilidade
24/08/2016

Nesta quarta-feira (24), no auditório da Sedur, a reunião das Câmaras Temáticas (CT) da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS) deu continuidade às discussões em torno dos projetos de mobilidade e seus impactos para a Região Metropolitana. Em debate, questões específicas de cada município acerca dos quatro eixos prioritários de mobilidade - Pedestres e Modos Não Motorizados, Acessibilidade, Transporte Público Coletivo e Circulação Urbana – com foco, sobretudo, nas necessidades da população.

Para o diretor de Planejamento da Superintendência de Mobilidade da Sedur, Márcio Tourinho, é preciso entender o conceito de mobilidade de modo amplo. “O foco, hoje, é discutir mobilidade, mas sem perder de vista as demandas das outras Câmaras Temáticas (habitação, saneamento básico e Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano). A ideia é pensar no uso dos solos para projetos de mobilidade ou como as pessoas se deslocam para buscar serviços de saúde e educação”, pontuou.

Outro ponto discutido foi a o papel dos municípios no desenvolvimento dos seus próprios Planos de Mobilidade e na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). “Já começamos a sensibilizar os municípios sobre a importância de se planejar mobilidade. O Estado está pronto para realizar assistências técnicas e capacitações”, ressaltou Tourinho.

A reunião contou com a presença de representantes das cidades de Candeias, Camaçari, Mata de São João, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas e Dias D’Ávila. O próximo encontro da Entidade Metropolitana está previsto para o dia 21 de setembro.

Visita ao metrô

À tarde, os integrantes das Câmaras Temáticas realizaram uma visita guiada ao metrô para entender como funciona o modal. A comitiva saiu da Estação Acesso Norte até a Estação Lapa, Campo da Pólvora e Estação Pirajá, onde aproveitaram para conhecer o Centro de Controle Operacional do metrô.

Fonte: ASCOM/SEDUR