AL-Ba: Comissão discutirá segurança da travessia Mar Grande- Salvador

Participação social
30/08/2017

Após o naufrágio de uma embarcação que fazia a travessia Mar Grande – Salvador, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo aprovou a realização de uma audiência pública para a próxima terça-feira (5) para discutir a segurança do transporte marítimo. “Para a gente discutir a problemática da travessia Salvador – Mar Grande/Mar Grande – Salvador, sobretudo em face da tragédia que aconteceu na semana passada. Então nós conseguimos aprovar essa audiência pública, iremos convidar o diretor da Agerba, um representante da Capitania dos Portos, o Ministério Público Estadual, os prefeitos de Itaparica e Vera Cruz, da Câmara de Vereadores, representantes da sociedade civil organizada, e quem mais queira participar para a gente trazer à luz esse debate”, afirma o presidente do colegiado, o deputado estadual Hildécio Meirelles (PMDB). O parlamentar lembra que outra audiência pública já havia tratado do assunto no ano passado. “Inclusive com a presença do diretor da Agerba, que nós concluímos por ele nos mandar alguns documentos, inclusive os contratos de concessão para que a gente fizesse uma averiguação, e infelizmente não nos foi mandado”. Meireles destaca que o objetivo não é “apontar o dedo para ninguém”. “O que nós queremos é apontar os fatos com o intuito de que não volte a se repetir acidentes trágicos como esses. A gente sabe que acidente é acidente, mas se o poder público, se os responsáveis não tomarem determinadas medidas para dificultar, a população continua em risco”, argumenta. Inicialmente, como a comissão não tinha a presença de dois terços dos integrantes da comissão, número necessário para aprovar uma convocação dos atores envolvidos no processo, a decisão foi de fazer um convite. “Não está [afastada essa possibilidade]. Eu acho que todos os convidados se farão presentes, porque o assunto é de uma importância e de uma relevância muito grande, se trata de uma questão de segurança de um meio de transporte que transporta, em média, 4 mil pessoas por dia”.

Fonte: Bruno Luiz e Luana/ Bahia Notícias