Gestão Territorial

Gestão Territorial

Gestão Territorial

 

 

Os 42 km de orla oferecem águas limpas, cenários paradisíacos, delícias gastronômicas e diversões aquáticas.

Conhecida pelo pólo petroquímico, Camaçari surpreende pela beleza das praias de seus 42 quilômetros de orla, a segunda maior do litoral baiano. Não precisa ir muito longe para apreciá-las: ficam a cerca de 50 km de Salvador, na Estrada do Coco e Linha Verde. Tem opções para quem quer badalação, esportes náuticos ou apenas tranquilidade. Confira a nossa seleção das cinco melhores.

Gestão Territorial

 

 

 

O reflexo das casas e da vegetação no espelho d'água. Árvores verdes, robustas em parte das margens. Numa curva, uma entrada para uma área de manguezal, conhecida como Curva do Jacaré. Na calha, a embarcação parece cortar finamente a água e deslizar sobre o manancial. Tudo isso num trecho do rio Joanes, na parte em que ele corta a cidade de Lauro de Freitas.

Gestão Territorial

 

Em Simões Filho, um córrego atravessa a cidade e passa por diversos bairros. O que antes era um rio, hoje é chamado por moradores de "esgoto a céu aberto". O mau cheiro o acompanha em todo o trajeto. É que o Muriqueira recebe esgotamento sanitário de grande parte da cidade até chegar ao seu destino final: a bacia do rio Joanes.

Gestão Territorial

 

Sentado às margens do rio Joanes, num dos trechos em que o manancial corta o município de Camaçari, o pedreiro Bartolomeu Santos, 53, gasta um par de horas na esperança de pegar peixes pequenos. É que mais tarde, quando o sol estiver perto de dar um descanso, ele vai arriscá-los como isca para capturar peixes maiores, cada vez mais escassos e que poderão servir de alimento para ele e a família.

Gestão Territorial

 

No fundo da residência da dona de casa Maria das Graças Pereira, 67, corre um riacho. A força da água hoje em nada lembra o que era o rio Jenipapo quando ela chegou a São Sebastião do Passé, há cerca de 30 anos. "Era um senhor rio. A gente não tinha condições de descer para pescar do lado porque era muita água. Faltavam quatro dedos pra chegar na ponte".

O Jenipapo é um dos afluentes do rio que é responsável por cerca de 40% do abastecimento da água de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas: o Joanes.

Gestão Territorial

 

 

Estratégias e ações prioritárias previstas no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) – proposto pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para a Costa dos Coqueiros – foram o principal tema nesta sexta-feira, 4,  da 43ª reunião do Fórum Estadual do Turismo. O evento foi realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Gestão Territorial

A Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou hoje (28), uma reunião de mobilização do Cadastro de Usuário de Água, na comunidade de Cancelas, no município de Camaçari. O cadastramento auxilia o Estado conhecer os diversos usos dos recursos hídricos e possibilita a melhoria das práticas de captação, consumo e dos níveis de qualidade dos efluentes lançados nos mananciais. Além das construções de barragens, construções de pontes, bueiros e travessias.

Gestão Territorial

 

O EDITAL SEDUR Nº 001/2016 PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO-PDUI/RMS, ENCONTRA-SE NA BARRA DE ROLAGEM LADO ESQUERDO:DOCUMENTOS/LEGISLAÇÃO.